A ideia surgiu após tentar encodar alguns vídeos longos usando o codec AV1.
O processo era muito demorado, para encodar um video de aproximadamente 26 minutos usando uma configuração com complexidade mais alta era necessário mais tempo do que o meu computador ficava ligado em um dia. Por conta disso, tentei utilizar uma VPS barata para encodar o vídeo, com apenas um núcleo, nela o processo chegava a demorar 4-5 dias.
E, uma vez na VPS, tentei utilizar o encoder SVT-AV1, porém o processo foi terminado no meio do vídeo por falta de memória. Como já havia passado mais de um dia e meio, resolvi tentar pegar a parte do arquivo que fora processada, verificar o último frame não corrompido do arquivo, e continuar o processo a partir do quadro seguinte utilizando outro encoder.
Depois de um pouco de trabalho para separar onde exatamente recomeçar o processo, e mais ainda para juntar os arquivos e restaurar o timestamp de cada frame para formar um vídeo equivalente ao que seria gerado pelo primeiro processo. Ao conseguir separa o trabalho em duas partes, tive a ideia de separar o video em várias partes e encodá-las separadamente. E assim poderia acelerar o processo que ocorreria na VPS enquanto meu computador estivesse ligado.